segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Jovem morreu de Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, doença agravada pela gripe suína

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (3), a causa exata da morte da adolescente L.D.R.G. de 17 anos, que faleceu na manhã de hoje vítima do vírus A(H1N1) – a gripe suína. A jovem foi acometida pela Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) – uma inflamação do tecido pulmonar que provoca a diminuição da troca de gases no pulmão. A doença foi agravada pela presença do vírus da gripe suína.

A adolescente estava internada desde o dia 20 de julho na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Prontolinda. O corpo dela está sendo embalsamado no cemitério Morada da Paz, em Paulista, de onde seguirá para sepultamento em Belo Horizonte-MG.

Representantes da secretaria acreditam que o fato de a garota só ter procurado ajuda médica seis dias depois de sentir os sintomas da gripe pode ter agravado o estado de saúde dela. Ela chegou ao Recife com um grupo de amigos no último dia 13 para passar férias na praia de Porto de Galinhas. Um dia depois, começou a apresentar os sintomas. Apenas no dia 20 ocorreu o internamento. Por conta da demora, a jovem não foi medicada com o Tamiflu, pois já havia passado o prazo para que o medicamento fosse ministrado para produzir o efeito esperado. Os especialistas da SES também julgaram correta a decisão dos médicos da Prontolinda de não transferir a paciente para o Hospital Oswaldo Cruz, referência no tratamento da gripe suína, porque não havia condições clínicas da paciente para isso.

Esse é o primeiro caso de morte por gripe suína em Pernambuco e o terceiro no Nordeste. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Inês Costa, nada vai mudar na estratégia da SES para combater a doença. Apenas será feito um reforço na campanha preventiva da gripe A(H1N1). “Nada vai mudar. Vamos reforçar as medidas que já vêm sendo divulgadas à população”, disse.

Os especialistas reforçaram que a ocorrência do primeiro óbito por gripe suína não deve aumentar o temor da população em relação à doença no estado. “Em 2008, Pernambuco teve 1.196 mortes por influenza comum e pneumonia. Esse óbito é grave, sobretudo para a família da jovem, mas é preciso alertar a população que não se deve criar pânico por ser um caso isolado”, declarou o médico infectologista Demetrius Montenegro.

A SES também informou durante a coletiva de imprensa que 35 casos da gripe A(H1N1) estão confirmados em Pernambuco; 26 pessoas estão com suspeitas da doença; 69 casos foram descartados e há dois pacientes internados com sintomas na nova gripe. Um está no Hospital Oswaldo Cruz e outro em uma unidade particular.

Certo e Errado - Com a volta às aulas, cresce o medo de que a gripe A(H1N1) se espalhe nas escolas. O Pernambuco.com elaborou um jogo de sete erros que explica o que deve e o que não deve ser feito no ambiente escolar. Clique aqui e confira.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações do repórter Rafael Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário