quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Iniciada a construção do Memorial à Guerrilha do Araguaia

Foi iniciado em dezembro do ano passado a construção do Memorial à Guerrilha do Araguaia, a obra é a realização de um sonho do povo da região do Bico do Papagaio que no último ano acabou comprando um terreno para a construção, visto que os terrenos anteriormente destinados tiveram problemas de ordem burocrática que acabaram por atrazar a realização da obra.

Coincidentemente, o terreno definitivo fica entre os dois anteriores, uma considerável area de cerca 5.000m².

A construção do Centro Cultural e Literário de Xambioá conta com recursos do Ministério da Cultura através de emendas de parlamentares de vários estados, Osvaldo Reis (PMDB) e Vicentinho Alves (PR) do Tocantins, Jô Moraes (MG), Chico Lopes(CE), Daniel Almeida (BA) e Perpétua Almeida (AC), estes últimos todos do PCdoB, além destes, contribuiram para a captação de recursos o Senador Leomar Quintanlha e o ex-deputado Ronaldo Dimas, como engenheiro responsável pela obra e através da FIETO.

A Associação Comercial de Xambioá, os hoteleiros, as câmaras de vereadores da região, prefeituras, estudantes e professores fazem parte das pessoas e instituções que vêm contribuindo com o IAPA (Instituto de Apoio aos Povos do Araguaia) ao longo dos últimos dez anos.

Na primeira fase da obra, será construido o anfiteatro, definido como prioridade pela comunidade, e o obelisco projetado por Oscar Niemeyer.

Esta primeira fase coresponde a 1/5 do total da obra e teve liberados recursos da ordem de 540 mil reais. No total, a construção terá, além desta primeira fase, biblioteca, museu, salas, lanchonete e espaço para o IAPA.

Na semana passada, o presidente do IAPA, Zezinho do Araguaia, esteve com o Secretário de Educação do Tocantins, Leomar Quintanilha, para tratar de parcerias e da articulação para liberação de mais recursos para a conclusão do Memorial.

Zezinho foi acompanhado pelo presidente estadual do PCdoB-TO, Nilton Barbosa.

O IAPA

Instituto de Apoio aos Povos do Araguaia fundado no início da década passada, na cidade de Xambioá, com a participação da comunidade de vários municípios da região. Seu presidente fundador, Zezinho do Araguaia, é ex-guerrilheiro que retornou à região também no início da década.

O IAPA foi o grande responsável pelo barramento da construção da usina hidrelétrica de Santa Isabel, que seria a primeira de uma série de 12 emprendimentos que fariam parte da hidrovia do Araguaia, emprendimento que afetaria 12 municipios da região, alguns ficariam totalmente submersos.

A usina também afetaria os oito ecossistemas presentes na região, mais de 100 sítios arquelógicos, pinturas rupestres, cavernas e cachoeiras, bem como as possibilidades de maiores descobertas com relação aos desaparecidos da Guerrilha.

Além das atividades de cunho sócio-ambiental, o IAPA realiza atividades de preservação e resgate da história, seminários, palestras e realizou com grande sucesso mostras de vídeos sobre a Guerrilha do Araguaia e as lutas populares da região e do Brasil.
O IAPA foi agraciado com o título de entidade de interesse público concedido pela câmara de vereadores de Xambioá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário