Às vésperas de deixar o cargo para candidatar-se ao governo do Rio Grande do Sul, o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), disse nesta segunda-feitra (8) que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem legitimidade para fazer comparações entre o governo dele e o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "É bom para nós que ele (FHC) compare as duas administrações. Esse debate nos interessa", afirmou Tarso.

FHC em charge de Bira
No sábado, em um seminário para prefeitos e governadores do PSDB, o ex-presidente pegou mais pesado: disse que Lula age como "ventrículo" e comparou a ministra da Casa Civil e presidenciável petista Dilma Rousseff com um "boneco". A fala divulgada nesta segunda-feira pelo blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo.
As intervenções pré-eleitorais de Fernando Henrique, em geral num tom pesado e rancoroso, são vistas com reservas na própria oposição. Muitos caciques oposicionistas acreditam que os ataques de FHC tiram mais votos do que ganham, devido à alta taxa de rejeição do ex-presidente. Eles também avaliam que comparar o governo Lula com seu antecessor é fazer o jogo da candidatura de Dilma, pois as pesquisas indicam preferência pela administração do ex-sindicalista.
Tarso aceitou o desafio de FHC ao falar à imprensa durante a assinatura de convênio com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para incluir a segurança pública no programa de cursos superiores de tecnologia do Ministério da Educação (MEC). O objetivo, de acordo com Tarso, é qualificar os profissionais de segurança pública de todo o país.
O ministro da Justiça deixará o cargo na quarta-feira para se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul. Ele disse que deixa como marca da sua administração o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Segundo Tarso, o programa "mudou o paradigma da segurança no Brasil".
Da redação, com agências
Veja também: Abandonado, FHC assume a própria defesa e ataca o lulismo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário