Protagonismo dos movimentos sociais durante o processo eleitoral 2010. Esse foi o tom da reunião constituída na tarde desta segunda-feira (22/3) na sede do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Com a presença do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, a reunião foi uma primeira articulação para a formação do Fórum Nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, que deve ser concretizado durante o 3º Encontro Nacional dos Movimentos Sociais, em 9 e 10 de abril, em Brasília.
Luana Bonone
A reunião de desta segunda foi composta pelos membros indicados pela reunião do Comitê Central ocorrida em 6 e 7 de fevereiro para compor o Fórum de Movimentos Sociais do PCdoB. O Comitê Central, entretanto, indicou que tal composição deve ser ratificada pelo 3º Encontro Nacional de Movimentos Sociais do partido. O objetivo de reunir os membros propostos para o Fòrum foi justamente pensar o encontro nacional e o formato do Fórum, a fim de apresentar propostas mais consolidadas durante o encontro, explica a secretária nacional de movimentos sociais do PCdoB, Lúcia Stumpf. Lúcia acrescentou que o encontro de 9 e 10 de abril tem o papel de definir “a orientação política e a agenda dos movimentos sociais à luz do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e das eleições 2010”.
Lúcia Stumpf, secretária de movimentos sociais do PCdoB, ressaltou importância do 3º Encontro Nacional de Movimentos Sociais do partido
As intervenções desta reunião preparatória afirmaram importância de um fórum partidário que debata o conjunto dos movimentos sociais, a fim de unificar grandes agendas e ações de entidades e movimentos na luta por avanços, organizando a atuação dos comunistas nos movimentos sociais e contribuindo para a unidade do movimento como um todo. A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) também foi valorizada ocmo espaço privilegiado de articulação, tendo sido apontada a necessidade de seu fortalecimento e ampliação, tendo as centrais sindicais papel central neste sentido.
Mudar a qualidade do desenvolvimento
Foto: Luana Bonone |
![]() |
Renato Rabelo, ao lado de Lúcia Stumpf e do Secretário Sindical do PCdoB, João Batista Lemos |
O presidente do PCdoB finalizou a reunião dizendo que o desafio da Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, em 31 de maio, é construir um documento “atualizado e unificado” para as eleições 2010 e para a atuação após as eleições, tendo por base o próprio acúmulo de elaboração do documento e pautando as grandes questões como centro, já apontando “passos que podemos dar”, ou seja, bandeiras concretas ao desenvolvimento do país.
De São Paulo, Luana Bonone
Nenhum comentário:
Postar um comentário