segunda-feira, 10 de outubro de 2011

OUTUBRO MÊS DAS MISSÕES



CONVIDADOS A SERMOS DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO

Estamos no mês missionário. E, este mês tem como patronos angélicos Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, exemplos de missionários para todos os seguidores de Jesus. Ambos atuando de modos diferentes em Sua contemporaneidade. Neste mês a Igreja no Brasil convida todas as comunidades católicas a se fazerem ainda mais seguidoras no anúncio e discipulado de Jesus; assim como de modo mais concreto através da Campanha Missionária com a Coleta Nacional que se realizará nos dias 22 e 23 do mês corrente, em que somos convidados como cristãos  a ajudarmos financeiramente toda a Igreja espalhada pelo mundo.
 A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe realizada em Aparecida em 2007 nos chama a sermos discípulos missionários de Jesus tendo em vista as grandes mudanças acontecidas nestes últimos decênios. Pois esta “V Conferência se propõe a grande tarefa de proteger e alimentar a fé do povo de Deus e recordar também aos fieis deste Continente que, em virtude de seu batismo, são chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo” (DAp 10).
Destarte, não basta apenas ser discípulo, mas faz-se necessário a missionariedade de cada batizado, visto que “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (DAp 12). Sendo assim, todo batizado é convocado a se pôr em estado de missão, não cabendo tão somente a religiosos(as) ou padres e Bispos a tarefa urgente de missionar.
É o próprio Jesus que nos impulsiona a missionariedade quando em Mt 28,19-20 diz: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!”. Ou seja, precisamos nos comportar como verdadeiros peregrinos caminheiros que não se cançam ou cessam de trabalhar até ver todos como seguidores do Mestre. Mas para isso é preciso sair do comodismo e inculturar-se em algumas realidades, fazendo-se igual aos outros pelo amor, mas mantendo sua fé em Jesus, que é Caminho, Verdade e Vida.
Mas o que é ser discípulo missionário de Jesus Cristo? Discípulo é o que escuta o Mestre e plasma em seu coração o que O mesmo diz; missionário é o que tendo ouvido o Mestre põe-se a caminho com o Mesmo para atuar nos vários âmbitos da vida. Assim, constituí-se o discípulo missionário: aquele tem os olhos e o coração fixos no Senhor e atua no mundo com a práxis do Mesmo.
Sendo assim, sejamos como nosso pai e mãe na fé, Abraão e Sara, que deixaram todo o conforto da vida para seguir a voz do seu Deus que prometia à eles uma terra farta e uma longa posteridade. Como eles, devemos fazer o mesmo; anunciando Jesus Cristo e construindo o Reino de Deus entre nós até vislumbramos o novo Céu e a nova Terra que o mesmo Deus na Pessoa de Jesus Cristo nos promete. Fiquem na paz. E que Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier os abencoe.
 
Pe. Sandro Sebastião, Adm. Paroquial de Pão de Açúcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário