sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cabra Marcado para Morrer abre Mostra na Paraíba


Cabra marcado para morrer
Cena de Cabra marcado para morrer


Um dos filmes mais importantes do cinema nacional, Cabra marcado para morrer abrirá a 3ª Edição da Mostra Noite de Estreia, em 15 de fevereiro, no Box Cinemas do Manaíra Shopping, em João Pessoa (PB).


A cópia a ser exibida foi restaurada recentemente por Patrícia di Filippi e Eduardo Escorel, e o filme jamais foi visto nas condições perfeitas em que será exibido. A cópia é resultado de um formidável trabalho de restauração, que deixou como novo um filme feito em condições difíceis e cujo percurso acidentado o tornou ainda mais precário.


O filme foi iniciado em 1964 e finalizado em 1984; traz a narrativa semidocumental sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba, assassinado a mando de latifundiários em 1962. 

Sua produção foi interrompida em 1964, em razão do golpe militar. Dezessete anos depois, o cineasta Eduardo Coutinho recolheu os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens. Parte da história das Ligas Camponesas de Galileia e de Sapé e a vida de João Pedro surgem através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que fala sobre sua trajetória nesses 20 anos e das dificuldades da família perseguida pela ditadura militar

Fonte: CinearteJP / Memorial das Ligas Camponesas

Nenhum comentário:

Postar um comentário