Comunicado da Diocese de Caruaru sobre renúncia do Papa
Hoje o Santo Padre Bento XVI surpreendeu a humanidade inteira com a sua decisão de renunciar, a partir do dia 28 de fevereiro, à missão de dirigir a Igreja Católica. Por motivo da idade avançada e da sua saúde debilitada, o Papa, diante de Deus e da sua consciência, sentiu que não tinha mais as energias necessárias para levar para frente às grandes responsabilidades que o cargo exige. E, num gesto de humildade e de profunda fé, entregou aos Cardeais que se reunirão nas próximas semanas no Conclave, a decisão de eleger um novo Bispo de Roma com a tarefa de guiar a Igreja Católica como Sucessor de Pedro.
Nós que fazemos a Diocese de Caruaru agradecemos a Deus pelo Pontificado de Bento XVI a frente da Igreja: o seu sábio e profundo magistério nas questões da fé e da vida cristã, a paixão pelas grandes problemáticas da humanidade, os seus encontros com a juventude e as orientações que Ele nos ofereceu sobre a Nova Evangelização permanecem como faróis de luz e de verdade para continuar a nosso caminho de fé. O ardor missionário, a busca da comunhão e da fraternidade, a alegria e a esperança que sempre motivaram a nossa ação evangelizadora são neste momento fortalecidas porque Bento XVI sempre nos ensinou que ninguém é dono da Igreja e do Reino. E o Espírito Santo que conduz a nossa história estará sempre à nossa frente indicando os caminhos a percorrer.
Joseph Ratzinger, o humilde servidor da vinha que, no dia 19 de abril de 2005 iniciava a missão de Pastor em nome de Cristo, nos repete hoje, através da sua decisão: continuemos a amar e servir todas as pessoas com a consciência de que somos apenas servidores do rebanho e responsáveis pelo anuncio da paz, da justiça e do amor, que Deus semeou em nossos corações para o bem da humanidade.
"Deixo para o bem da Igreja" (Bento XVI)
Caruaru, 11 de fevereiro de 2013
Dom Bernardino Marchió
Bispo de Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário