terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Não é humanamente possível aceitar o que acontece em Gaza, diz Lula

 Em almoço com repatriados nesta segunda (25), presidente também reafirmou compromisso do Brasil em cuidar daqueles que estão deixando áreas atingidas pelos ataques de Israel

Foto: Ricardo Stuckert

“Nós vamos continuar cuidando de vocês da melhor forma”. “Não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na Faixa de Gaza”. Essas duas frases, ditas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcaram o almoço, realizado nesta segunda-feira de Natal (25), com a presença  do presidente, autoridades e parte do grupo de repatriados que chegou ao Brasil no sábado (23). O tom das declarações reafirma a disposição do país de seguir lutando pela paz, pela constituição do Estado palestino e de garantir os direitos humanos dos atingidos pelo conflito entre Israel e o Hamas. 

“Nós vamos continuar cuidando de vocês da melhor forma possível. Não percam a esperança da paz. Eu tenho certeza que aqui no Brasil vocês serão tratados da forma mais amistosa e amigável possível. Vocês estão sendo bem tratados por gente da saúde do Brasil, por gente da assistência social do Brasil, que vão tratar com muito carinho de vocês. E que Deus os abençoe e que vocês possam encontrar a felicidade para vocês e para a família de vocês aqui no Brasil”, disse Lula.

Leia também: Gaza chega ao Natal com 8 mil crianças assassinadas em 77 dias

O presidente também destacou que se houver mais pessoas, “a gente vai buscar quem quiser vir para o Brasil”. E acrescentou: “Não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na Faixa de Gaza. Não é possível a morte de tantas mulheres e tantas crianças. A destruição de todo o patrimônio que foi construído pelo povo palestino. Eu, há muito tempo, defendo a criação do Estado Palestino. E continuamos brigando na ONU para que seja constituído o Estado Palestino e que os povos possam viver em paz”. 

O almoço aconteceu no Hotel de Trânsito na Base Aérea de Brasília e contou, ainda, com as presenças da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.

Pelas redes sociais, Janja salientou: “Sabemos o quanto a guerra afeta mais crianças e mulheres. Números recentes da OMS apontam que quase metade de todas as mortes em Gaza é composta por crianças, já são aproximadamente oito mil vidas de crianças perdidas durante o conflito. Nossos esforços pela paz e pela vida seguirão, assim como nosso trabalho para que todos os brasileiros e seus familiares que desejam sair da área de conflito possam recomeçar a vida, em segurança e com dignidade, no nosso país”. 

Voltando em Paz

Este novo grupo, que veio no 12º voo de repatriação da Operação Voltando em Paz, coordenada pelo Governo Federal desde o início do conflito no Oriente Médio, é formado por 16 brasileiros e binacionais e 14 familiares palestinos resgatados de Gaza. Dos 30 repatriados, 14 são crianças, 11 mulheres e cinco homens — 21 deles participaram do almoço. Ao todo, a operação repatriou 1.555 passageiros e 53 animais de estimação até o momento. 

Leia também: Novo voo de repatriação de brasileiros leva ajuda humanitária a Gaza

Além do transporte de pessoas, o Brasil doou e entregou na região do conflito 40 purificadores de água portáteis; dois kits de medicamentos com 267 quilos; kits voltaicos, totalizando seis toneladas; insumos e mantimentos para assistência humanitária, pesando 12 toneladas.

Com informações do Palácio do Planalto e Agência Brasil

Fonte: portal do https://www.vermelho.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário